O projeto trabalho e bem viver formou 04 turmas em Aratuba por meio da parceria do sindicato nos anos de 2016 e 2017

Na última quinta-feira (03/08), foram certificados 60 jovens dos cursos de mecânica de motos e manicure do projeto trabalho e bem viver realizado pela OBAS (Organização Barreiras Amigos Solidários) em parceria em Aratuba com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba – Sindiara. O projeto tem financiamento internacional pela União Europeia. As 13 cidades do maciço foram contempladas pelo referido projeto. Em 2016 o Sindiara já havia promovido o projeto nas comunidades de Fernandes e Tope com o curso de atendente comercial. Em 2017 as turmas de manicure e mecânica de motos estavam paradas, a OBAS procurou o Sindicato para assumir as turmas, o presidente Joerly Vítor de prontidão atendeu a demanda, pois acredita na juventude e sempre tem colaborado para sua formação.

Foram agraciados com os cursos, servidores filiados, dependentes e a população em geral. Foram dois meses de promoção dos cursos que tem como objetivo a capacitação de mão-de-obra especializada para atender o mercado de serviços do maciço de Baturité. Os alunos receberam fardamento, lanche e material didático durante todo o período do curso. As aulas atenderam os requisitos da metodologia compreendida entre a teoria e a prática. Foi também ofertado visitação e participação de encontro regional para aprimorar o empreendedorismo de cada um. A prefeitura de Aratuba foi parceira em ceder os ônibus escolares para a visitação dos cursistas as cidades de Barreira e Baturité e a Escola do Tope em ceder o espaço para realização do curso de mecânica de motos.

O presidente Joerly Vítor disse que a OBAS foi uma grande parceira em acreditar no Sindiara na promoção dos cursos em Aratuba. Agradeceu a prefeita Tirica na disponibilidade dos veículos para visitação externa dos discentes. E por fim, parabenizou os alunos e os encorajou para sempre buscar aprender cada vez mais. “Não deixem esse certificado mofando no fundo da gaveta. Procurem se capacitar cada vez mais, e aprimorem seus negócios ou quem ainda não tem, empreenda naquilo que vocês tem vontade. Vocês podem e se persistirem conseguirão”, disse Joerly. O coordenador do projeto Jorge Pinto também agradeceu a parceria do sindicato e parabenizou os jovens por esse grande passo na vida trabalhista de cada um.