Sindiara enviou ofício a secretaria de educação do município manifestando que as horas de estudo a critério do professor seja mantida e pede reunião para tratar sobre o assunto

No início das aulas de 2018 os professores da rede municipal de ensino de Aratuba foram surpreendidos com uma informação nada agradável para a classe. O plano de cargos, carreiras e salários do magistério, lei municipal Nº 349/2009 determina em seu artigo 10º, § 1º e 2º que as horas de planejamento poderá ser feito na escola ou em local a critério do professor. O que tem deixado os docentes insatisfeitos é o que diz respeito sobre as horas de estudo em local a critério do professor que atualmente consiste durante o mês, realizar planejamento de aulas, correção de atividades e provas, dentre outras funções inerentes ao cargo em sua residência duas vezes ao mês, e nas demais horas correspondente ao estudo, participar de atividades na escola, reunião de pais e formação pedagógica. A portaria Nº 02/2016 da secretaria de educação normatizou tal artigo da lei, favorecendo o direito dos professores.

Ao saber da situação, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba – SINDIARA enviou ofício a senhora secretária de educação Shirlene Leitão elucidando vários outros pontos sobre as horas de estudo do professor conforme determina a Lei Federal Nº 11.738/2008 correspondente a 1/3 da jornada de trabalho, a qual o município não cumpre, externando sua posição contrária a qualquer mudança nas horas de estudo em local a critério do professor. O presidente do Sindiara Joerly Vítor esteve com a secretária de educação nesta terça-feira, e agendaram para quinta-feira (08/02) uma conversa para tratarem sobre o assunto mais especificadamente. Após a conversa com a secretária Shirlene, o sindicato informará aos docentes o teor da mesma, e decidirá se convocará assembleia geral para tratar do assunto.

Leia Ofício do Sindiara enviado a Secretária da Educação